A meditação que está caindo no gosto popular é a mesma meditação que permanece incompreensível para boa parte das pessoas. Isto porque meditação não é uma atividade que se realize, mas um estado que se acessa. Não é uma questão de técnica, mas de compreensão. É por esse motivo que o processo de aprendizado não deve ser rígido, basta apenas criar uma atmosfera propícia onde ela possa ocorrer.

 

Como toda atividade que tem uma curva de aprendizado, a meditação pode começar aos poucos, criando a intimidade necessária para que a prática seja incentivada. Para você que tem interesse em meditar e não sabe por onde começar, Ricardo Ricchini, treinador de Alta Performance da Pandora, comenta sobre 7 dicas para que você possa começar a meditar ainda hoje. Confira:

 

1) A postura correta é… A que você quiser

Posições de assentamento que dão aflição só de olhar é para quem está treinado. A postura da meditação correta é a que permita não se mexer muito durante o tempo que o iniciante se propôs a meditar.

 

Aquietando o corpo, existe uma tendência de acalmar o palavreado mental. E isso pode ser feito em uma cadeira, deitado ou em pé. O importante é ter consciência do corpo e buscar, sem pressa, a tal postura atenta e relaxada.

 

2) Prepare-se

Uns minutos antes de meditar, evite o celular, a TV, computador. Muitas pessoas que vêm meditar conosco, digitam desesperadamente no teclado do smartphone porque vão ficar a próxima hora sem se comunicar. A frequência mental fica a mil por hora e depois enfrentam aquela típica dificuldade de se desligar dos pensamentos. Respeite seus momentos de descanso, se preparando para eles. Não custa nada e pode ser feito hoje, por um tempo limitado.

 

3) Até o celular pode ser seu aliado

O celular, esse gerador de ansiedade e de agitação, pode ser seu aliado na hora de meditar. Baixe um App. Existem dezenas de bons aplicativos para meditação. Mas também não invista muito tempo nisso não. Você pode simplesmente colocar o celular em modo avião e ajustar o timer para tocar em 5 minutos. Então sente-se em silêncio até ser avisado quando o tempo acabar. Assim você não fica ansioso sobre o horário que vai encerrar sua meditação.

 

4) Convide amigos para meditar

Pare de ficar falando sobre meditação com as pessoas. Pratique com elas! A força do grupo ajuda muito, seja por uma crença na energia da meditação ou porque em grupo, um incentiva ao outro. E quando encontra pessoas que têm o propósito de realizar algo construtivo juntas, você descobre uma joia de valor inestimável. Sendo assim, chame os amigos e comece a meditar ainda hoje!

 

5) Feito é melhor que perfeito

É bem legal ter uma almofada de meditação com seu tapete, um altar e até vestimentas apropriadas para a meditação, mas você não precisa de nada disso. Só precisa de 5 minutos em qualquer lugar. Também não precisa de silêncio nem de música. Precisa apenas se determinar a prestar atenção em você, no funcionamento do seu corpo ou qualquer coisa que lhe dê um foco de atenção, preferencialmente interno. Quem se prepara muito para meditar, acaba deixando a prática para amanhã.

 

6) Respire

Um dos princípios fundamentais da meditação é que mente e respiração estejam unidas. Quando permitimos que a respiração se acalme, a mente relaxa de modo natural. Então basta prestar atenção na sua respiração normal para iniciar um processo de meditação. Você fica atento em sua respiração e vai sutilizando ela aos poucos. Sem pressa, com carinho… Isso pode ser feito dirigindo, no transporte público, trabalhando, tomando banho, se alimentando. Só não medita “ainda hoje”, quem não quer.

 

7) Tenha amor por si mesmo

Todo mundo fala que só podemos amar os outros se antes nos amarmos. É verdade. Esse exercício, de se amar, é uma interiorização. Não precisa ser nada místico, nem ser uma grande descoberta. Você pode simplesmente decidir descansar e não fazer nada por um tempinho. Nessa vida agitada que levamos, parar tudo e se observar é um presente gostoso, típico de quem se ama.

 

Pare, relaxe, se observe. Curta o momento. E se quiser chamar isso de meditação, ela vai ocorrer com ainda mais fluidez. Então se permita esse momento de paz, tranquilidade e de descobertas. Mas faça isso ainda hoje!

 

Fonte: Catraca Livre.


Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.