O Museu Casa Guilherme de Almeida, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, oferece uma programação que abrange o amplo campo de atuação de Guilherme, que foi, entre outras coisas, escritor e crítico de cinema. Assim, a literatura e a sétima arte serão os temas abordados nas atividades on-line da casa.

 

No curso H.P. Lovecraft no Cinema, a obra do principal escritor da literatura de horror norte-americana no século XX será o disparador para refletir as diversas adaptações cinematográficas com base na literatura de Lovecraft.

 

Fernando Brito e Raphael Cubakowic estarão à frente deste curso, que acontecerá às segundas, quartas e sextas, dias 4, 6, 6, 11, 13 e 15 de maio, das 19 às 21h. Fernando é crítico de cinema e curador da Versátil Home Vídeo, e Raphael é montador e também crítico de cinema. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril.

 

Em Pioneiras do Cinema Brasileiro – do clássico à vanguarda, Joyce Pais apresentará a trajetória das diretoras de cinema no Brasil, destacando períodos que vão desde o Cinema Novo, movimento surgido na década de 1950, até o cinema de vanguarda, que se desenvolveu durante o regime militar, nas décadas de 1970 e 1980. Serão discutidas como as narrativas criadas por essas realizadoras estão, também, intimamente atreladas à história do Brasil, como país e como cinema.

 

Jornalista, Joyce já atuou no jornal O Estado de S. Paulo e no Museu da Pessoa. É criadora e editora-chefe do portal Cinemascope, colunista da Revista Moviement e membro do Coletivo Elviras – Mulheres Críticas de Cinema. A convite do Canal Brasil, foi membro de diversos júris de festivais pelo país.

 

Com inscrições abertas até 1 de maio, o curso será ministrado ao longo de 4 aulas nos dias 5, 7, 12 e 14 de maio, terças e quintas, às 19h.

 

Na palestra Bug-Jargal: Hipertextualidade e Transposição de Gênero no Romantismo Brasileiro, Mateus Roman Pamboukian se baseará em sua dissertação de mestrado, que aborda o romance Bug-Jargal, de Victor Hugo, e sua influência na literatura romântica brasileira. Mateus desenvolve pesquisa na área de estudos da tradução. As inscrições vão até o dia 18 de maio e a palestra será na sexta-feira, dia 22, das 19h às 21h.

 

H.P. Lovecraft no Cinema

Curso com Fernando Brito e Raphael Cubakowic

Período de inscrição: até 30 de abril, clicando aqui.

40 vagas

Às segundas, quartas e sextas-feiras, dias 4, 6, 8, 11, 13 e 15 de maio, das 19h às 21h

Plataforma: GoogleMeet – Os alunos inscritos receberão, via e-mail, os links para participar das aulas.

 

Pioneiras do Cinema Brasileiro – do Clássico à Vanguarda

Curso com Joyce Pais

Período de inscrição: até 1 de maio, clicando aqui.

40 vagas

Às terças e quintas-feiras, dias 5, 7, 12 e 14 de maio, às 19h

Plataforma: Google Meet – Os alunos inscritos receberão, via e-mail, os links para participar das aulas.

 

Bug-Jargal: Hipertextualidade e Transposição de Gênero no Romantismo Brasileiro

Palestra com Mateus Roman Pamboukian

Período de inscrição: até 18 de maio, clicando aqui.

50 vagas

Sexta-feira, 22 de maio, às 19h

Plataforma: Ao vivo via link do YouTube.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Pioesis.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.