Todo cuidado é pouco para quem tem um idoso em casa.

Para tanto, devemos observar alguns detalhes que são muito importantes para a convivência e inclusive o bem-estar dele(a).

A seguir veremos alguns deles:

 

MEIAS ANTIDERRAPANTES

Muitos idosos têm o hábito de dormir de meias, e ao acordarem pela manhã ou durante a madrugada, ficam mais suscetíveis à escorregar e cair.

Nesse caso é recomendado que durmam usando meias antiderrapantes.

 

SAPATILHA ANTIDERRAPANTE

Outra possibilidade para quem gosta de usar meia para dormir é colocar por cima da meia uma sapatilha antiderrapante ou então apenas a sapatilha, porém é importante observar a circulação sanguínea dos membros inferiores, em especial pés e tornozelos, já que muitas sapatilhas podem apertar o pé e favorecer o edema.

 

LUZ ACESA

Geralmente é comum o idoso acordar para ir ao banheiro durante a noite, sendo recomendado deixar uma luz de moderada intensidade acesa nestes ambientes durante o período de sono.

Mas vale ressaltar, que os destinos durante as madrugadas podem ser outros locais também, como cozinha, sala etc.

Se este for o caso, é necessário deixar iluminado estes outros ambientes também.

 

Cuidados que um idoso deve ter na sua casa.

 

LANTERNA / ABAJUR

Importante manter um abajur ou lanterna na cabeceira da cama, para o idoso ter autonomia para iluminar o ambiente quando quiser.

 

ILUMINAÇÃO NA PASSAGEM

Hoje em dia existem no mercado diversas luminárias com sensor de presença, ideal para utilizar na tomada próxima ao chão, do lado da cama do idoso e no caminho para outros ambientes.

Dessa forma, quando o idoso desce da cama no período noturno, a caminho de outros cômodos, as luzes se acendem e proporcionam mais segurança.

 

DISPOSITIVOS SONOROS

Para os idosos que necessitam de ajuda para sair da cama ou caminhar, é importante deixar ao alcance das mãos algum dispositivo sonoro como campainha, sino etc para que ele consiga com facilidade chamar ajuda, quando necessário.

Existem também os dispositivos sonoros, com sensor de presença, que podem ser instalados ao lado da cama.

Dessa forma, quando o idoso aproxima o pé do chão, o alarme toca. (muito utilizado em caso de idosos com doença cognitiva / demência)

 

TAPETE AO LADO DA CAMA

Não é recomendado ter tapetes ao lado da cama, mas se não for possível removê-los, é recomendado que tenham antiderrapante e que sejam de modelos grandes e grossos, que fiquem presos nos pés da cama e criado mudo, para não haver risco de se movimentarem.

 

ALTURA DA CAMA

A altura da cama depende muito da altura do idoso, podendo variar entre 45 e 60 cm de altura.

Observe se o idoso senta e levanta com facilidade.

E quando sentado na cama, se consegue manter os dois pés inteiros apoiados no chão.

 

CHINELO ADEQUADO

Os calçados, incluindo os chinelos e pantufas, devem seguir diversos critérios de segurança.

 

ANDADOR / BENGALAS E AFINS

Devem ser posicionados ao lado da cama, onde o idoso possa alcançá-los com facilidade, antes mesmo de levantarem.

 

TELEFONE / CRIADO MUDO

Todo e qualquer item que o idoso precise ou possa precisar utilizar no período noturno (telefone, celular, água, campainha etc), deve ser deixado numa mesinha / criado mudo, ao alcance das mãos.

É recomendado que este apoio seja aproximadamente 10 centímetros mais alto que o colchão.

Esses são alguns dos alertas de segurança que envolvem o período de sono dos idosos.

E é recomendado que um profissional capacitado, faça esse e outros ajustes necessários na casa dos idosos, para aumentar a segurança!

 

Fonte: https://avovo.com.br/cuidado-que-um-idoso-deve-ter-na-sua-casa/


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.