Exibição de curta-metragem, narrativas multiplataforma, mestres do cinema silencioso, panorama do cinema musical e como produzir roteiro para o audiovisual. Essa variedade de programação on-line e gratuita será realizada, em maio e junho, pelos equipamentos culturais gerenciados pela Poiesis, junto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Os inscritos receberão o link das atividades escolhidas e que levarão à plataforma Google Meet.

 

Pelo evento Poesia Arlequinal na Paulicéia Desvairada, o museu Casa Mário de Andrade exibe o curta-metragem “Arlequinal”, produzido e dirigido pelo cineasta paulistano Lufe Steffen, no sábado, 16 de maio, das 16h30 às 18h. No curta, o ator Eduardo Gomes interpreta poemas do livro Paulicéia Desvairada, de Mário de Andrade, em cenas que mostram a boemia da noite paulistana, com foco no centro da cidade. Para participar, é necessário se inscrever neste link até 15/05. Antes da sessão de “Arlequinal”, o público participa de uma conversa com Steffen, diretor do curta. Cineasta e jornalista, Lufe Steffen dirigiu diferentes produções audiovisuais, como o curta-metragem “Rasgue minha roupa” (2002) e o documentário “São Paulo em Hi-Fi” (2013).

 

Cursos voltados ao cinema e multiplataforma estão disponíveis na programação da Casa Guilherme de Almeida. Em Grandes diretores do cinema: ciclo Mestres do Cinema Silencioso, o museu inicia o ciclo voltado a grandes diretores e diretoras da sétima arte. Em 22 e 29 de maio, 5, 12 e 19 de junho, às sextas, a partir das 19h, este curso será ministrado pelo crítico de cinema Fernando Brito e apontará obras de grandes mestres que iniciaram carreira na época do cinema silencioso, gênero que surgiu na virada do século XIX para o XX. Os alunos terão contato com a contribuição estética até a evolução da linguagem cinematográfica, com atenção ao contexto histórico, social e cultural. Neste link é possível se inscrever até 19/05.

 

Já Joyce Pais, especialista em gestão da comunicação e criadora do Cinemascope, aplica o curso Transmídia Storytelling: o universo das narrativas multiplataforma nos dias 2, 4, 9 e 11 de junho, terças e quintas-feiras, às 19h.

 

As aulas expositivas e conceituais de Transmídia Storytelling apresentarão uma visão das estratégias transmídia, com conceitos para ajudar os alunos na análise e no entendimento de seus usos nas mais diversas mídias e plataformas. As séries televisivas analisadas, Twin Peaks e True Detective, foram escolhidas como ponto de partida para uma imersão às narrativas complexas de multiplataforma. A inscrição está aberta até 31/05 por aqui.

 

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza a oficina Como transformar uma ideia em roteiro – módulo III com coordenação da roteirista Beatriz Monteiro e da diretora e produtora Giuliana Monteiro. As aulas ocorrem nas terças e quintas-feiras de maio, das 19h30 às 22h, e buscam colaborar com pessoas que precisam desenvolver e alinhar os roteiros de ficção e para documentários. A inscrição está disponível até 30/04 neste  link.

 

O Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade, agora virtual também, traz uma agenda diversificada. Nas terças e quintas-feiras de maio e junho, das 18h às 19h30, o Cineclube on-line: Lives sobre Cinema Musical será mediado pelo pesquisador em Teatro Musical e dramaturgo Gerson Steves. O objetivo é conversar sobre a linguagem e o roteiro do cinema musical, além de como as obras originais têm alterações quando se tornam produtos audiovisuais, assim como as interseções com o teatro, literatura e outras artes. As produções desenvolvidas entre 1950 e os primeiros anos do século XXI serão analisadas, como os filmes Chicago, Hello Dolly, Hair, Into The Woods e La-La-Land. Inscrição aberta neste link.

 

Nas terças-feiras de maio e junho, das 18h30 e 20h, o Cineclube on-line: um panorama do Cinema Mundial – Os Grandes Mestres propõe análises das principais características estéticas de cineastas de diferentes países, pensando também a sua importância no cinema do próprio país de origem, com atenção especial ao contexto histórico, social e cultural. Dentre os principais diretores a serem estudados, estarão John Ford, Kenji Mizoguchi, Jean Renoir, Luis Buñuel, Roberto Rossellini, Robert Bresson, Ingmar Bergman e Andrei Tarkóvski. A coordenação dos encontros será feita por Fernando Brito e Raphael Von Peer Cubakowic. Para participar, inscreva-se por aqui.

 

Por meio do +Cultura, novo hotsite da Poiesis onde está toda a programação virtual dos espaços culturais, você encontra mais informações sobre a agenda cultural e educativa de cada equipamento cultural. Acesse www.poiesis.org.br/maiscultura.

 

Em Serviço, no final deste release, estão reunidos os prazos de inscrição, as datas e horários de cada atividade descrita.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.