Não é preciso se estressar para conseguir realizar mais tarefas no escritório. Veja como

 

Fonte: Shutterstock

 

É difícil manter o foco no trabalho quando há tantos estímulos ao seu redor: telefones que não param de tocar, a caixa de entrada que nunca está vazia, notificações constantes das redes sociais, debates acalorados de ideias dos seus colegas. Lidar com tantas distrações no escritório costuma ser um desafio para a maioria dos profissionais que, tentando produzir mais do que o habitual, começam a se estressar e por isso não conseguem concluir nenhuma das tarefas iniciadas. Se este é o seu caso, confira a seguir 3 dicas para ajudá-lo a ser mais produtivo neste ambiente de trabalho:

 

1 – Saiba que dizer “não”, muitas vezes, garante sua eficiência

 

Há quem diga que dizer “sim” para tudo é um modo de se abrir as oportunidades e ser eficiente no trabalho, ideia também reforçada por aqueles que defendem que a dedicação constante nas startups é necessária para garantir seu sucesso. Na realidade, diferentemente do que se costuma imaginar, a palavra “não” pode causar efeitos mais positivos, afinal exige que você aprenda a priorizar suas responsabilidades, isto é, identificar quais tarefas são mais importantes e, apenas depois de ponderar sobre as benefícios e desvantagens da nova proposta, dar uma resposta. Uma maneira de garantir que você faça este processo é, logo ao sentar-se na sua mesa, fazer a lista das atividades que você precisa completar, organizando-as por ordem de urgência. Assim, fica mais fácil tomar uma decisão que considera sua eficiência.

 

2 – Tenha disciplina, mas lembre-se que ela não é tudo

 

Ter uma rotina e mantê-la traz benefícios relevantes para a sua produção no ambiente de trabalho, não há dúvida. No entanto, ser muito fiel a ela pode ter o efeito contrário ao desejado, já que há a possibilidade de estimular a sensação de estar sobrecarregado. Por isso, insira algumas quebras no seu cotidiano. Por exemplo, estabeleça que às quartas-feiras você e sua família sairão para jantar ou então marque no seu calendário que às quintas você não responde e-mails. Estes respiros em meio às atividades corriqueiras da sua vida pessoal e profissional são capazes de aumentar sua disposição e motivação no dia seguinte de trabalho.

 

3 – Tire do seu dia a dia tarefas que apenas prejudicam sua produtividade

 

No escritório, sempre há aquela tarefa que poderia ser suprimida na lista de atividades do dia, mas que insistem em mantê-las ali, como as conversas por telefone que não tem um objetivo declarado e que realmente não levam a lugar nenhum e até mesmo as fofocas sobre colegas de trabalho. Ao cortá-las, gradualmente, da sua rotina, você perceberá que terá mais tempo hábil para realizar suas funções na empresa e ainda se sentirá mais determinado a usá-lo a seu favor para ser mais produtivo.


Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.