Endereço: Avenida Presidente Wilson, 147 - Centro
CEP: 20030-020
Telefone: (21) 3823-2000
Site/e-mail: www.loc.gov
Funcionamento: Segunda à Sábado
Horário: 08:30 às 17:00
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Descrição:

O  Escritório da Biblioteca do Congresso no Rio de Janeiro, Brasil, é um dos seis escritórios no exterior administrados pela Divisão de Operações no Exterior da Biblioteca do Congresso. Esses escritórios adquirem, catalogam, preservam e distribuem materiais de pesquisa de países de difícil aquisição pelos métodos convencionais.

 

 

O escritório no Rio de Janeiro coleta materiais do Brasil, Uruguai, Suriname, Guiana e da Guiana Francesa. O objetivo do escritório e enriquecer as coleções de pesquisa da Biblioteca do Congresso com o que há de melhor da produção bibliográfica desses países.

 

 

Foi inaugurado em 1966 como um escritório do Programa Nacional deCatalogação e Aquisição para suprir a Biblioteca do Congresso com publicações brasileiras. A responsabilidade pelo Uruguai foi acrescentada em 1986; o Programa de Aquisição Cooperativa foi iniciado em 1990 e a cobertura do Suriname, da Guiana e da Guiana Francesa a partir de 1997.

 

 

Programa de Aquisição Cooperativa

Em 1990, a Biblioteca do Congresso estabeleceu o Programa de Aquisição Cooperativa no Escritório do Rio com a finalidade de adquirir periódicos brasileiros para bibliotecas participantes. Esse serviço oferece assinaturas de cerca de 300 títulos de periódicos – revistas acadêmicas, jornais e    revistas – nas áreas de ciência política, ciências sociais, linguística, literatura, administração, educação, ciência, história, cultura e direito, alem de cerca de 300 titulos de medicina.

 

 

Os periódicos oferecidos nesse programa são cuidadosamente selecionados, destacando-se pelo seu valor para pesquisa, disponibilidade comercial, confiabilidade e periodicidade.

 

Em 1998, o Escritório passou a oferecer uma seleção de CDs de musica brasileira nas categorias música popular, folclórica (indígena, caipira, etc.)

 

 

e clássica. Por um preço fixo, a Biblioteca do Congresso/Rio de Janeiro fornece uma seleção de 10 a 90 CDs uma vez por ano.

 

 

Brazil’s Popular Groups
(Movimentos Populares Brasileiros)

O Escritório do Rio de Janeiro tem se empenhado em colecionar folhetos, periódicos e cartazes impressos por diversas organizações e grupos populares brasileiros para fins de microfilmagem. Essa coleção seletiva torna acessível um conjunto de materiais de pesquisa primária, muitos não comercializados e de difícil aquisição, fundamentais para o estudo dos movimentos políticos e de origem popular no Brasil. Essa documentação inclui boletins, jornais, relatórios, coleções de recortes, folhetos, resoluções de congressos, manuais educacionais, catálogos de publicações e cartazes. Geograficamente, todas as regiões do Brasil estão representadas nessa colecação.

 

 

A coleção BPG está organizada por assunto, em grandes tópicos, incluindo:

 

  • Criancas e Jovens
  • Meio Ambiente e Ecologia
  • Direitos Humanos e Direitos Civis
  • Organizações Religiosas
  • Educação e Comunicação
  • Grupos e Movimentos Ecumênicos
  • Partidos Políticos e Questões Políticas
  • Grupos Etnicos: Negros, Indios e Outros
  • Questões Urbanas
  • Reforma Agrária e Questões Fundiárias
  • Homossexuais e Bissexuais
  • Trabalho e Questões Trabalhistas
  • Mulheres e Feministas

 

Brazil’s Popular Groups: 1966-1986 foi idealizada com o objetivo de documentar os movimentos populares que surgiram com o final da ditadura militar e o advento da Nova República no Brasil em 1985. A coleção retrospectiva de vinte anos foi seguida pelos suplementos 1987-1989, 1990-1992, e anualmente após esses períodos.

 

 

Programa de Intercâmbio de Publicações

Desde a abertura do escritório, o programa de Intercâmbio tem sido parte integrante de suas atividades de aquisição. Esse serviço é vital para o fluxo de novos títulos, e assegura o recebimento de materiais de difícil aquisição. Atualmente mantemos permuta com mais de 500 instituições de pesquisa, organizações governamentais, universidades e bibliotecas públicas no Brasil, Uruguai, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

 

 

O Escritório do Rio envia regularmente aos participantes desse programa listas de oferta de publicações para intercâmbio, incluindo títulos em duplicata ou rejeitados, livros de referência, brasiliana, e títulos em espanhol. A permuta é feita na base de peça por peça, mantendo-se um controle do intercâmbio com cada instituição.

 

 

 

As publicações adquiridas incluem livros, jornais, revistas, folhetos, literatura de cordel, CDs, CD-ROMs, DVDs, mapas, cartazes e partituras musicais. Muitas publicações são compradas, mas um pouco mais da metade do total adquirido pelo escritório é proveniente do intercâmbio com cerca de 500 instituições.

Fonte: Biblioteca do Congresso Americano

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da fonte declarada, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio ou atualizações da mesma nessa página. Recomendamos contato telefônico ou visita ao site do espaço para maiores detalhes antes da visita!