A matéria começa a amontoar-se e em breve começa em época de testes? Sente que o tempo é cada vez mais curto para reter tanta informação e estudar para os testes que surgem entre as entregas de trabalhos? Algumas dicas podem ser preciosas e contribuir para uma maior e mais célere capacidade de memorização.
 
Dicas para memorizar mais rapidamente
 
A capacidade de memorização não é igual para todos, e há quem tenha sérias dificuldades em fazê-lo, até porque ler vários textos, muitas vezes quase em simultâneo, e conseguir lembrar-se de todos os pormenores é difícil e não está ao alcance de qualquer um. No entanto, se seguir os passos certos, esta tarefa poderá tornar-se menos complicada.

 

Consulte 9 dicas para memorizar mais rapidamente:

 

Preparação

Antes de começar a estudar, prepare-se previamente. Escolha cuidadosamente o local de estudo para que consiga manter o foco e prestar a devida atenção que lhe permita reter a informação.

 

Gravar o que memoriza

Há quem retenha melhor a informação a memorização através de gravações. Fazer uma gravação com a informação a assimilar. Este método pode ser particularmente útil, sobretudo se se trata de memorizar informação relativa a uma palestra à qual assistiu, ou um discurso ou apresentação que vai ter que fazer. Leia em voz alta os textos e grave-os para que os possa ouvir mais tarde nos transportes, por exemplo.

 

Anotar
Para muitos, escrever a informação a assimilar pode ser uma forma de reter mais rapidamente todos os conteúdos. Se necessário, escreva várias vezes as informações até que o assunto fique mais claro na sua mente. Pode também fazer essas anotações enquanto ouve as suas gravações.

 

Dividir as suas notas
Se sente que assimila melhor os conteúdos através de estímulos visuais, divida as suas anotações por secções, separando os assuntos por cores. Planeie, experimente, e confirme se esta pode ser a solução ideal para si.

 

Repetição
Ao ler o texto que tem que memorizar, tente repetir a leitura linha por linha até que consiga fixar as palavras. Faça um teste para verificar se a estratégia funciona e tente lembrar-se do que foi lido sem olhar para as páginas.

 

Escreva o que se lembrar
Depois de fazer uma leitura repetitiva dos textos, escreva tudo o que conseguiu reter na sua memória, o que o pode ajudar a reforçar a capacidade de memorização.

 

Ensine alguém
Depois de assimilar grande parte da matéria, teste e reforce os seus conhecimentos tentando ensiná-los a alguém, ou a si mesmo.

 

Ouça as suas gravações
Enquanto estiver a fazer outras tarefas, ouça as suas gravações. Isso ajudá-lo-á a manter as informações na cabeça e não terá que dedicar tanto tempo exclusivamente a isso, podendo dar atenção às suas outras responsabilidades.

 

Faça intervalos
Tentar memorizar o que quer que seja, não funcionará se não fizer alguns intervalos para descansar a sua cabeça. Só assim conseguirá assimilar os assuntos com clareza. Por isso, imponha a si próprio períodos de repouso.

 

Fonte: Universia Brasil.

 

Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.