Em 2018, o grupo Dragão7 de Teatro celebra os 15 anos do festival de língua portuguesa que realiza em São Paulo, o Circuito de Teatro em Português, que, a partir de 2019, se transforma no Festival Internacional de Teatro – FIT Dragao7.

 

Circuito

O Circuito de Teatro em Português foi criado, em 2003, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os oito países de língua portuguesa: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor Leste. “Por meio do teatro, depois abrangendo também a dança e as artes plásticas, buscamos nesses anos o estreitamento das relações artísticas e o reconhecimento de nossas diferenças e semelhanças culturais”, declara Creuza F. Borges, diretora do Dragão7 e do Circuito.

 

Nesses 15 anos de história, foram realizadas 445 apresentações, 54 oficinas e 17 seminários em 56 cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, para um público aproximado de 84 mil pessoas.

 

O Circuito de Teatro em Português proporcionou a realização de coproduções entre companhias de Portugal e Moçambique, Portugal e São Tomé Príncipe, Brasil e Portugal; artistas brasileiros tiveram a oportunidade de se formar e trabalhar em Portugal, por meio das oficinas realizadas pelo festival. Assim como artistas portugueses fizeram residência artística e trabalharam com o Grupo Dragão7, durante um período de colaborações primordiais ao fortalecimento desse projeto.

 

“Esse intercâmbio valorizou a integração entre artistas e grupos de teatro dos países de língua portuguesa. A organização agradece a todos que participaram, pois foi uma caminhada longa e emocionante”, desabafa a diretora. O projeto também resultou na criação do Ciclo de Teatro Brasileiro, em Arcos de Valdevez, que possibilita a apresentação, em Portugal, das novas perspectivas das artes cênicas brasileiras, que este ano realizou sua 12ª edição.

 

Programação 2018 / 19 a 25 de novembro de 2018

O espetáculo Fidjus di Guiné Cultural do Grupo de Dança Netos de Bandim traz ao Brasil toda a herança cultural, orgânica e percussiva das etnias da Guiné Bissau. Suas danças e ritmos derivam das 33 tribos que habitam aquela região do velho continente, há milhares de anos. Cada movimento é inspirado na rotina cotidiana dos povos primitivos e seus rituais, os quais abençoavam toda a comunidade.

19 de novembro (segunda)

Local: CEU Caminho do Mar – R. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5241 – Jabaquara – SP.

14h – Espetáculo: Fidjus di Guiné Cultural

 

20 de novembro (terça)

Local: CEU Vila Atlântica – Rua Coronel Jose Venâncio Dias, 840 – Pirituba/SP.

16h – Espetáculo: Fidjus di Guiné Cultural

África / Guine Bissau: Grupo de Dança Netos de Bandim

Grátis. Classificação: Livre. Duração: 60 min.

 

“A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem” – A. Schopenhauer (1788-1860).

De Cá para Lá é parte de uma pesquisa que o diretor Paulo Lage desenvolve ao longo de 20 anos dedicados ao teatro para a infância, trabalhando em torno do respeito e amor pelos animais. “Cruzámos o teatro com a música, a dança e as artes visuais de forma lúdica e sensorial para construir um espetáculo de entretenimento que não desconsidere a importância das artes no desenvolvimento psicossocial na infância”, comenta o diretor.

21 de novembro (quarta)

Local: CEU Feitiço da Vila – Rua Feitiço da Vila, 399 – Capão Redondo. SP/SP.

9h – Espetáculo para bebês: De Cá para Lá

 

Local: CEU Casa Blanca – Rua João damasceno, 85 – Campo Limpo. SP/SP.

14h – Espetáculo para bebês: De Cá para Lá

Portugal/Lisboa: Cia. TeatroPlage

 

Local: CEU Alto Alegre – Rua Bento Guelfi, 1802 – Iguatemi. SP/SP.

9h – Espetáculo para bebês: De Cá para Lá

Portugal/Lisboa: Cia. TeatroPlage

Grátis. Indicação: a partir dos 6 meses. Duração: 35 min.

 

No enredo, três palhaços estão com os pés na estrada: Casimira, Bob e Bu. Por onde passam, levam alegria e diversão. No meio da viagem, param para descansar. A partir daí, protagonizam muitas peripécias e se envolvem em confusões, pois cada um, com sua personalidade característica, tem um jeito próprio de fazer as coisas.

No final da aventura eles descobrem que fazer as coisas juntos é muito mais gostoso e proveitoso. Usando objetos inusitados e muitas brincadeiras para promover um jogo interessante e divertido. Pés na Estradainstiga a imaginação do espectador e o convida a viajar por um mundo imaginário.

21 de novembro (quarta)

Local: CEU Tiquatira – Av. Condessa Elisabeth de Robioano, s/n – Penha. SP/SP.

15h – Espetáculo: Pés na Estrada

 

22 de novembro (quinta)

Local: CEU Formosa – R. Sgt. Claudiner Evaristo Dias, 10 – Vila Formosa. SP/SP.

10h – Circuitinho

Espetáculo: Pés na Estrada

 

23 de novembro (sexta)

Local: CEU Parelheiros – Rua José Pedro de Borna, 20 – Capela do Socorro. SP/SP.

15h – Espetáculo: Pés na Estrada

Brasil/São Paulo: Grupo Dragao7

Grátis. Classificação: Livre. Duração: 60 min.

 

Zonda (vivida por Leticia Bortoletto) é cega. Tiri (interpretado por Junior Lima) tem os braços amputados. Eles são mendigos. Vivem pelas ruas com a esperança de que um dia o milionário Drumond Galaska volte, como prometera, para buscá-los e tirá-los da miséria. Enquanto aguardam, Zonda e Tiri falam sobre suas condições de vida, inegavelmente ligadas a questões complicadas como a acessibilidade social e econômica, a crise financeira mundial e a má distribuição dos recursos.

Em debate também está o preconceito e a discriminação ao terem de encarar a opinião daqueles que defendem ser a pobreza culpa deles próprios, pois “nascem aos montes, sem ter sequer migalhas de pão para comer”. A montagem é uma adaptação bem humorada da diretora Creuza F Borges para o texto A Cavaqueira do Poste, de Sérgio Mabombo (integrante do Grupo Lareira, de Maputo/Moçambique), resultado do intercâmbio que o Dragão7 desenvolve junto a países de língua portuguesa.

22 de novembro (quinta)

Local: CEU Formosa – R. Sgt. Claudiner Evaristo Dias, 10 – Vila Formosa. SP/SP.

14h –Espetáculo: Deus Lhe Dê em Dobro

 

23 de novembro (sexta)

Local: CEU Parelheiros – Rua José Pedro de Borna, 20 – Capela do Socorro. SP/SP.

10h – Espetáculo: Deus Lhe Dê em Dobro

 

24 e 25 de novembro (sábado e domingo)

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. SP/SP.

15h –Espetáculo para bebês: A Florestinha da Pati

Brasil/Rio de Janeiro – Cia Teatro para Bebês Liliana Rosa

Indicação: a partir dos 6 meses. Duração: 30 min.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Verbana Comunicação.

 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.