Da rotina para a história e das pessoas para o cotidiano: no espaço Memória, queremos entender, reconhecer e aprender com a história do prédio e das pessoas que passaram por ele. Acreditamos que, por trás de cada conta bancária existe uma vida única. E é aí que identificamos os verdadeiros valores.

Das experiências e novas conexões para a criatividade: nos debates de economia criativa, queremos abrir a discussão sobre a reinvenção contínua dos processos produtivos e negócios com base no futuro do trabalho e nas ideias das startups mais inovadoras do mercado. Além disso, uma pista de skate, uma horta interna, um loft e um atelier de objetos de sucata proporcionam experiências únicas e fazem com que se pense em novas formas criativas de se relacionar com as pessoas e os espaços.

Da arte para o olhar do futuro: por meio de exposições imersivas com artistas brasileiros e internacionais, o objetivo é sensibilizar a comunidade a partir da arte e provocar a reflexão sobre possíveis novas realidades – “uma forma nova de sentir o mundo”. Do alto para São Paulo: queremos olhar primeiro para dentro e assim enxergar a beleza do que há em nossa volta. Do Café do Mirante, se volta ao passado e se aprecia toda a cidade e sua história. E, do mirante, se enxerga a melhor vista de São Paulo.

2º andar:

Memória do 2

Neste primeiro andar você conhecerá o espaço de exposição, com projeção, que conta a história do edifício, desde a sua concepção até o Farol Santander, sua relação com a história da cidade e como se tornou um ícone para os paulistanos.. Experimente uma experiência imersiva em um ambiente audiovisual.

3° andar:

Memória do 3

Espaço de exposição com ambientes simulando como era o banco antigamente, experimente abrir uma conta bancária como era em 1947. Toda a cenografia conta com móveis e objetos originais da época, além de projeção, sonorização e interatividade.

4° andar:

Vista 360° por Vik Muniz

Neste andar você irá contemplar a instalação Vista 360 do renomado artista brasileiro Vik Muniz que reproduziu a vista do mirante com materiais inusitados. A vista mais icônica de São Paulo transformada em obra de arte.

5° andar:

Memória do 5

O andar totalmente preservado, traz de volta as instalações que abrigaram as antigas presidências e diretorias que por ali passaram, com mobiliário histórico e objetos da época expostos, com uma tecnologia de sonorização simulando sons, como se os ambientes estivessem ocupados. Lambris e mobiliários feitos artesanalmente, em madeiras nobres como Jacarandá, encomendados à época junto ao Liceu de Artes e Ofícios, estarão expostos ao público.

8º andar:

Arena do 8

Andar com estrutura para eventos em formato de arena, com 350m², capacidade para 100 pessoas e intervenção artística do Estúdio Choque. A cada duas semanas, aos sábados, serão promovidos grandes encontros e palestras sobre empreendedorismo e economia criativa, convidando o público a participar.

Para consultar programação acesse: https://www.farolsantander.com.br/#/programacao

19º e 20° andar

RISCOS E RABISCOS – LENDO A CIDADE

De 11/07/2019 a 03/11/2019

Há toda uma história a ser contada. Contada pelo mesmo sistema de letras com que você lê este texto. Sistema chamado alfabeto, em que palavras – e as imagens que delas resultam – passam a construir narrativas. O homem e sua história não é senão narrativa. É essa a história que nos cabe contar, por meio de uma exposição consagrada à tipografia urbana. A exposição vai aguçar seu olhar para o seu próprio habitat: a rua. Venha ao FAROL SANTANDER e descubra, aqui dentro, no espaço expositivo, que o caminho que percorre todos os dias é repleto de apelos, curiosidades, história, diversão, ludicidade. Vamos mostrar “a alma encantadora das ruas’, por meio da descoberta do que há de tipográfico no que nos cerca: bueiros, postes, placas, letreiros. Vamos ressaltar a importância do desenho das letras, as caligrafadas no caderno escolar ou as escolhidas no teclado de um celular. E mostrar, em oficinas, o vigor dos criadores de novos desenhos tipográficos no Brasil: a convivência do mundo eletrônico com o mundo do papel e do lápis, ainda que utilizando recursos da mídia eletrônica.

Pista do 21 – Em manutenção

22º e 23° andar

de 11.06.19 a 15.09.19

Metaversø, com curadoria de Antonio Curti, ocupará os andares 22 e 23 do edifício, reunindo 5 obras inéditas e preparadas especialmente para a mostra, por coletivos e artistas paulistanos como Bijari, VIGAS, SALA 28, AYA Studio, Bloco e Wesley Lee. Os grupos Sala 28 e AYA Studio expõe pela primeira vez seus trabalhos em uma mostra de arte, já o coletivo Bijari, existe há mais de 20 anos em São Paulo. Os artistas prepararam instalações imersivas e sensoriais inéditas, que evidenciam as relações entre luz, tecnologia e arquitetura como manifestação artística. O objetivo é, por meio de técnicas de led, laser e projeções, a criação de um Metaversø: espaço onde o mundo virtual transforma-se em uma metáfora do mundo real. As obras baseiam-se na concepção de universos.

26º andar:

Mirante e Café do 26

No mirante do 26º andar, você poderá acessar a área externa e observar dali, a 160 metros de altura, uma das vistas mais famosas da cidade. Junto ao mirante tem o Café do Farol por Café Suplicy que oferecerá serviço de alimentação e bebidas, ambientação Art Déco e vista para a cidade.

EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA FAROL SANTANDER

O 31º andar, no Farol apresentará a Cozinha Top Chef do 31, uma escola gastronômica para aulas e eventos, onde a didática está a serviço do sabor. As experiências serão completas e instigantes, com bebidas, comidas, conteúdo e entretenimento, sempre associados a boas práticas nutritivas e sustentáveis. O espaço contará com 19 estações de trabalho e equipamentos fornecidos pela Electrolux.

Confira a programação

Outras Informações

CLASSIFICAÇÃO: Livre
DESCONTOS: 10% de desconto em até 8 ingressos para Clientes Santander.
GRATUIDADE: Crianças até 2 anos e 11 meses.
BENEFÍCIOS DE MEIA-ENTRADA PARA:

– CRIANÇAS DE 3 A 12 ANOS mediante apresentação do documento oficial com foto no ato da compra ou no acesso ao evento;

– ESTUDANTES mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela ANPG, UNE, Ubes, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos juntamente com documento de identidade oficial com foto, conforme a Lei Federal 12.933/13, Decreto Federal 8.537/15 e Medida Cautelar Provisória concedida pelo STF em 29/12/2015;

– JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA (com idades de 15 a 29 anos) mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem (ID Jovem) acompanhada de documento de identidade oficial com foto, conforme Lei Federal 12.933/13 e Decreto Federal 8.537/15;

– PESSOAS COM DEFICIÊNCIA e acompanhante. Quando necessário, mediante apresentação do Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto, conforme Lei Federal 12.933/13 e Decreto Federal 8.537/15;

– PROFESSORESda rede pública estadual e das redes municipais de ensino mediante apresentação da Carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto, conforme Lei Estadual n° 14.729/12;

– DIRETORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, SUPERVISORES E TITULARES das escolas das redes estadual e municipais mediante apresentação da Carteira funcional emitida pela Secretaria de Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto, conforme Lei Estadual n° 15.298/14;

– IDOSOS (pessoas acima de 60 anos) mediante apresentação do documento de identidade oficial com foto, conforme Lei Federal 10.741/03 e Decreto Federal 8.537/15;

– APOSENTADOS apresentando cartão de benefício do INSS que comprove a condição juntamente com documento de identidade oficial com foto, conforme Lei Municipal SP nº 12.325/1997.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

– TERÇA À DOMINGO das 9h às 18h30, podendo permanecer no prédio até às 20h;

IMPORTANTE:

– Ingressos limitados e sujeitos a disponibilidade;
– Existe tolerância de 30 minutos a partir do horário no ingresso;
– Não há taxa de conveniência;
– Venda de ingressos para grupos somente pelo e-mail: grupos.bileto@sympla.com.br.

– A utilização da Pista de Skate não está inclusa na visita. Os visitantes poderão conhecer a pista, porém, o ingresso que da acesso para utilização é vendido separadamente.

– O loft localizado no 25º andar não é aberto para visitação.