Foto: Larissa

 

Ressignificar o uso do fuxico, para além das toalhinhas, jogos americanos e capas de almofada que decoram tradicionalmente as casas nordestinas, ao produzir acessórios de moda sustentáveis, autorais e contemporâneos. Essa é a proposta de Larissa Lopes, que se descobriu como designer de acessórios após realizar os cursos de Personal Stylist e Introdução à Moda Sustentável no Senac Ceará, lançou a marca Tropicana e, recentemente, abriu sua loja na Praia de Iracema.

Como matéria-prima, Larissa utiliza cerâmica fria que ela mesma produz, evitando descarte de resíduos e garantindo uma produção limpa. Com essa mesma proposta, mas no sentido de reaproveitar tecido, surgiu o projeto Criativas Tropicanas – Artesania Social, em que Larissa leva essa técnica do fuxico e trabalha com mulheres artesãs e empreendedoras da comunidade da Graviola. Situada na Praia de Iracema, essa é marcada pela vulnerabilidade social, sendo objetivo do projeto a geração de renda. Juntas, elas vão lançar coleção de acessórios que será vendida em sua loja, mas esse é só o primeiro passo.

“O artesanato pode gerar renda e ser a porta de entrada para a economia criativa, com o surgimento de negócios que se pautam pela produção artesanal, sustentável e autoral”, defende a designer de acessórios, personal stylist e empreendedora.

 

Cursos gratuitos

            Para quem se interessa em aprender as Técnicas de Fuxico e Patchwork ou Bordado Moderno, para criar peças ou acessórios únicos e gerar renda, a plataforma Fortaleza + Futuro está com inscrições abertas para cursos gratuitos realizados pelo Senac Ceará.

As aulas de Fuxico e Patchwork ensinam desde o corte e a costura até a montagem e composição de peças, como colchas de cama, telas, bolsas artesanais. Já a de Bordado tem como objetivo a criação de painéis decorativos de bastidores com técnicas de bordado à mão. O aluno ou aluna aprender a desenhar sobre tecidos, aplicar pontos livres variados, fazer o acabamento e montar os painéis.

 

SERVIÇO

Programa Fortaleza + Futuro

Mais informações e inscrições:

 

Inscrição Presencial:

Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico – SDE (Rua Tibúrcio Cavalcante, 1233 – Aldeota)

  • Sine Municipal 1 – Avenida Bezerra de Menezes, 459 – Otávio Bonfim
  • Sine Municipal 3 – Avenida Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia
  • Sine Municipal 5 – Avenida Augusto dos Anjos, 2458 – Siqueira

Fonte: Helena Félix


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.