A gravidez é um período de muitas incertezas e de muita expectativa. Durante essa fase, os pais vivem uma grande fantasia sobre como será o bebê tão aguardado. Qual será a cor dor olhos? E a dos cabelos? Ele será gordinho? Sorridente? Inteligente?

 

Nada do que fazemos pode mudar essas características, com exceção da inteligência. Durante a gravidez e nos primeiros meses de vida, é possível influenciar na formação de alguns órgãos e na maneira como o bebê irá perceber o mundo, o que, por sua vez, pode ter impacto sobre a sua inteligência no futuro.

 

O Incrível.club elaborou uma lista de hábitos na gravidez e nos primeiros meses de vida do bebê que podem funcionar como uma espécie de investimento na inteligência de seu filho.

 

Durante a gravidez

1. Falar com o bebê

© What To Expect When You’re Expecting / Phoenix Pictures

 

Uma das formas de criar um vínculo maior com o bebê é falando com ele. A partir da 18ª semana, o bebê já pode escutar a batida do coração e até mesmo a nossa voz. Dessa forma, é capaz de perceber se estamos alegres, tristes ou incomodadas. Receber estímulos é uma maneira de dar maior confiança a ele e de ajudá-lo a se desenvolver.

 

2. Escutar música

© Father of The Bride Part II / The Walt Disney Company

 

Mais ou menos entre a 22ª e a 26ª semana da gravidez o bebê é capaz de reconhecer os sons do exterior. É por isso que escutar música pode ajudar a despertar a sua criatividade. Ele será capaz de perceber sons, vibrações e movimentos, e isso tudo irá se relacionar com seu estado de ânimo. Além disso, a música ajuda a desenvolver o intelecto e promove um maior vínculo entre ele e você.

 

3. Alimentação saudável


© Knocked Up / Universal Pictures

A alimentação é um aspecto básico quando se fala em gravidez. O crescimento adequado do bebê depende dos nutrientes que a mãe ingere. Quando você, futura mamãe, consome alimentos ricos em ômega 3, ômega 6 e ácido fólico, o bebê recebe o necessário para formar o cérebro, desenvolvendo, assim, as suas capacidades intelectuais.

 

4. Leitura

© Unexpected / The Film Arcade

Reservar 30 minutos por dia para ler é excelente para a sua inteligência e para a de seu bebê. Ao ler em voz alta, você ajuda o seu filho a conhecer as diferentes modulações de sua voz, o que, por sua vez, estimula o desenvolvimento de um laço afetivo entre vocês até mesmo antes do nascimento. Ler também é positivo para o intelecto do bebê porque contribui para a maneira como ele assimila as informações. Além disso, você estará formando um futuro leitor.

 

5. Cuidar da saúde dos dentes

© The Square / Theodora Film

 

As mudanças hormonais desde o começo da gravidez geralmente afetam a sua saúde bucal, podendo causar cáries, problemas nas gengivas e infecções. Esses problemas, por sua vez, podem ter impacto no desenvolvimento cerebral do bebê e, em alguns casos, levar até a um nascimento prematuro. Para diminuir esses riscos, evite comer muito açúcar, escove os dentes após cada refeição e mantenha uma dieta saudável.

 

Durante os primeiros meses

1. Levar para passear

© Bridget Jones’ Baby / Miramax

Após o nascimento, prepare-se para os primeiros passeios. Eles ajudam a estimular ao bebê e facilitam sua adaptação a um mundo que, para ele, é totalmente novo. Além disso, essa é uma ótima maneira de ajudar mãe e filho a relaxarem e a lidarem mais facilmente com as emoções.

 

 

2. Dê o peito até os 12 meses


© The Letdown / Giant Dwarf

Um dos benefícios da amamentação é o de desenvolver a inteligência do recém-nascido. Um estudo realizado por pesquisadores da Harvard School of Public Health mostrou que os bebês alimentados com leite materno desenvolvem uma maior capacidade cognitiva. Segundo essa pesquisa, os bebês que são amamentados por mais do que 6 meses chegam aos 7 anos de idade apresentando um maior coeficiente intelectual (QI) do que aqueles que são amamentados por apenas 4 ou 5 meses.

 

3. Fale com ele com sinais e gestos

© Allied / Paramount Pictures

Um recém-nascido ainda não é capaz de usar a linguagem ’normal’ para se comunicar. Por isso, tenta imitar alguns gestos que percebe nos adultos. Como os bebês absorvem tudo com muita facilidade, falar com eles com gestos exagerados é uma maneira de facilitar o desenvolvimento de uma linguagem própria não verbal, ampliando a gama de expressões desde os primeiros meses de vida. Isso tudo irá contribuir para uma melhor comunicação no futuro.

 

4. Deixe o bebê um pouco sozinho


© Baby’s Day Out / 20th Century Fox

 

Deixar um bebê sozinho pode parecer impensável para algumas mães. Entretanto, a partir dos 4 meses, os pequenos adoram esse tipo de situação. Eles brincam com os próprios pés e com as mãos e ficam olhando o novo mundo à sua volta. Portanto, é importante que fiquem alguns minutos sozinhos, para entenderem que não precisam de outras pessoas para se sentirem bem. Dessa forma, os bebês estimulam a própria memória, o poder de observação e a criatividade.

5. Cantar e dançar com o bebê


© Life As We Know It / Warner Bros.

 

A música é um grande estímulo para os bebês. Aprender desde cedo a interagir com a música, seja cantando ou dançando, fará com que o pequeno desenvolva uma maior confiança em si mesmo. Conectar ritmo com movimento é uma maneira de ampliar a coordenação motora, a memória e a capacidade de associação.

Em sua opinião, que outros hábitos ajudam a estimular a inteligência de um bebê? Você adotou (ou adota) alguma das práticas que mostramos na criação de seu filho? Conte nos comentários.

 

Incrível club


Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.