Se estivesse vivo, Heitor Villa Lobos completaria 128 anos na quinta-feira passada, 5 de março. Em homenagem a um dos maiores nomes da música erudita brasileira, desde 2009, comemora-se oficialmente nesta data o Dia Nacional da Música Clássica.

 

 

Carioca da gema, Villa Lobos nasceu em 1887. Ainda pequeno, ganhou do pai um violoncelo, instrumento ao qual se tornou um grande devoto. Músico, compositor erudito e maestro, ele tornou-se reconhecido internacionalmente por revolucionar o conceito de nacionalismo musical. Villa Lobos é responsável por romper com a musicalidade acadêmica vigente no país no início do século 20.

 

De acordo com Carla Paes Leme, da Rádio Batuta (veículo online do Instituto Moreira Salles), “apesar das obras de Villa-Lobos terem aspectos da escrita europeia, o compositor fundiu em seus trabalhos a musicalidade nacional, utilizando sons da mata, indígenas, africanos, cantigas, choros e sambas”.

 

Na rádio online é possível ouvir gratuitamente um programa especial dedicado ao compositor. Entre as obras destacadas, é possível ouvir “Trenzinho do Caipira”, “O Canto do Cisne Negro” e “Melodia Sentimental”. Acesse o programa neste link.

 

Na Rádio UOL (acesse aqui) também possível ouvir obras completas do compositor.

 

 

Fonte: Catraca Livre


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.