Você já desejou que seu dia tivesse no mínimo algumas horas a mais para conseguir fazer tudo o que precisa? Eu certamente já me senti assim. E quando chega a noite, nos sentimos um pouco frustrados porque aparentemente ficamos muito ocupados, mas a produtividade não foi o ponto forte do nosso dia. Para mudar essa realidade, precisamos aceitar algumas verdades:

 

As tarefas não vão acabar nunca: ainda que tivéssemos 30 horas no dia, mais tarefas surgiriam sabe-se lá de onde e sobrecarregariam nossos dias do mesmo jeito. É como pensar que quanto maior nosso salário, se não houver organização, mais objetos de consumo “aparecem” em nossas vidas pra torrar nosso rico dinheirinho.

 

Outra verdade é que se você não se organizar, outras pessoas organizarão seu dia por você. Tantas vezes já recebi mensagens pelo WhatsApp em meio a uma tarefa e interrompi o que fazia para atender a necessidade daquela pessoa. Quando estipulamos objetivos e prazos para cumpri-los, nós vamos definir quando responderemos aos outros, de acordo com nossos horários.

 

Dito isso, é hora de vermos algumas dicas para melhorar a organização:

 

1. Defina suas prioridades

 

Nem tudo o que queremos fazer é de fato uma prioridade para alcançarmos nossos objetivos. Eu tenho planos de escrever para o meu blog já há alguns anos, mas parecia que sempre tinha alguma outra coisa pra fazer. Exemplos podem incluir manter-se atualizado nas redes sociais, comparecer a uma festa quando você se sente “obrigado” a ir, mas onde tantas vezes nem se sente muito à vontade. Eu decidi que minhas prioridades seriam meu trabalho como tradutora freelancer (e aqui incluo o trabalho em si e meus estudos para crescer na minha profissão), a convivência com a minha família e o blog (este que vos apresento).

 

Quando você define suas prioridades, vai ser fácil ignorar aquela vontade de abrir o Facebook ou recusar um churrasco na casa de um parente tão tão distante que você nem queria ir.

 

2. Organize seus horários um dia antes

 

Essa dica é valiosa. Pode parecer um pouquinho trabalhosa de início, mas com o tempo se torna um hábito precioso. Experimente organizar seu dia um dia antes. Pela manhã estamos a todo vapor, com as energias carregadas para executar nossas tarefas. Se você se sentar no computador sem saber por onde começar, vai perder tempo e parte dessa energia decidindo o que fazer. Por isso, no dia anterior, procure organizar o que tem para fazer no dia seguinte, escreva em uma planilha, em um papel ou onde for melhor para sua visualização. Anote também o tempo aproximado que você acredita que gastará para concluir cada tarefa. Ah! Não se esqueça de anotar as pausas para refeição, café e exercícios (se aplicável). Faça o teste e sinta a recompensa de ir dormir com a sensação de que você fez tudo o que precisava ser feito.

 

3. Use a técnica de produtividade Pomodoro

 

Muitas vezes, no meio do dia, bate aquela preguicinha. Você olha para as tarefas a serem cumpridas e acha que é o fim: não vai conseguir terminar tudo a tempo. Que tal praticar a técnica Pomodoro? A técnica consiste em cronometrar 25 minutos para você aplicar todo o seu foco na tarefa que precisa concluir (redes sociais, e-mail, mãe batendo na porta dizendo que é hora do café estão proibidos). Depois do foco total nesse período, descanse por 5 minutos. Agora é hora de dar uma volta na casa, tomar uma água ou aquele café que sua mãe fez. Passados os 5 minutos, bora voltar pra mais 25 minutos de concentração. Faça isso 4x e então descanse por 15 a 30 minutos. Dessa forma, dividimos o trabalho em blocos de concentração, conseguindo melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.

 

Confesso que eu já tinha ouvido falar da técnica, mas nunca tinha aplicado e estou usando pela primeira vez ao escrever este post. Vale muito a pena, eu me senti aliviada a cada pausa e pude voltar com foco total. Você ainda pode adaptar a duração dos intervalos de acordo com o seu desempenho.

 

4. Aproveite os tempinhos

 

Teve uma época no ano passado que eu terminava meu almoço e pensava “Ah, tenho só 20 minutos pra voltar a trabalhar… Vou assistir um episódio de Friends!”. Eu, como muitas pessoas, já assisti Friends no mínimo 3x, não precisa nem dizer que era um mega desperdício de tempo. Agora, eu decidi aproveitar esse “tempinho” para ler um livro. “Ah, mas só 20 minutos!? Você não vai terminar o livro nunca.” Se eu não leio nesses 20 minutos, não leio em nenhum outro horário. De 20 em 20 minutos é possível sim terminar um livro, fazer uma lição de um curso de idiomas, assistir a vídeos sobre desenvolvimento pessoal. Enfim, 20 minutos (ou até menos do que isso) são tempinhos preciosos que costumamos desperdiçar no nosso dia.

 

E aí? Já está se sentindo mais produtivo? Essas foram algumas dicas pra você começar a organizar seus dias e aumentar a produtividade. Comece a priorizar suas tarefas, definir um cronograma e executá-las com foco elevado. Faça disso um hábito e você nunca mais vai querer abrir o notebook sem saber o que vai fazer. Aproveite para compartilhar este post e incentivar a produtividade da sua rede de contatos.

 

Fonte: Tudo pelo Conhecimento


Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.