O chocolate talvez seja um dos alimentos mais cobiçados pelas pessoas hoje em dia. É fácil de entender todo o desejo por uma simples barra ou alguma outra variação do produto. E dentre todas as marcas do mercado algumas se destacam. Uma delas com certeza é o Toblerone. Quem não se lembra imediatamente do chamado chocolate suíço com sua embalagem triangular e seu rótulo com um pico?
Pois esse conceito e essa imagem sobre o chocolate estão prestes a acabar. Isso porque essas barras que são vendidas em mais de 100 países não podem mais ser chamadas de chocolate suíço. O motivo? O dono da marca nos EUA irá transferir parte da produção do chocolate para fora da Suíça.

Essa não é a única mudança. Além disso, esse produto feito com mel e nougat de amêndoa também irá perder a montanha Matterhorn, o icônico desenho que aparece nas embalagens do chocolate. Essa mudança vem porque a Mondelez (MDLZ), que fabrica Toblerone, resolveu também transferir parte da sua fabricação para Bratislava, a capital da Eslováquia.

 

Mudanças

“Por motivos legais, as mudanças que estamos fazendo em nossa fabricação significam que precisamos ajustar nossa embalagem para cumprir a legislação suíça. Removemos nossa reivindicação de suíça da frente do pacote Toblerone e mudamos nossa descrição ‘da Suíça’ para ‘estabelecido em’”, disse um porta-voz da Mondelez.

As mudanças tiveram que acontecer porque, segundo o Swissness Act da Suíça, aprovado em 2017, tanto a cruz suíça como os símbolos nacionais só são permitidos nos produtos que atendam os critérios do país. Por exemplo, aqueles que dizem ser “fabricados na Suíça” têm que ser produzidos com 80% das matérias-primas vindas do país.

No caso do leite e produtos derivados, essa porcentagem aumenta para 100%. Além disso, o processamento essencial também tem que ser feito na Suíça, menos os produtos naturais que não têm como virem do país, como por exemplo, o cacau.

 

Motivo

Por tudo isso, conforme disse o porta-voz, a Mondelez irá fazer uma nova embalagem para seu chocolate que incluirá um novo tipo de letra e logotipo para o Toblerone, além da assinatura de Theodor Tobler.

“Berna é uma parte importante da nossa história e continuará a ser no futuro”, disse o porta-voz.

Toda essa lei existe porque, como explica o site do governo suíço, “vários estudos” mostram que a marca “suíça” chega a representar até 20% do valor de venda de determinados produtos e até 50% nos itens de luxo. Por conta disso, a legislação tem o objetivo de proteger o valor suíço do rótulo.

 

Chocolate

Quem gosta do chocolate pode não ligar muito para onde o produto é fabricado. O ponto principal é ele ser gostoso e de qualidade. Mesmo assim, os que ficam guardados podem acabar formando manchas brancas em cima. E o que são elas na realidade?

Mesmo que o chocolate esteja com essas machas é seguro comê-lo. Elas são, na realidade, o resultado de uma reação natural conhecida como “floração do chocolate”. Esse processo é melhor entendido quando se entende mais sobre como ele é feito.

Ele é feito com grãos de cacau que são fermentados e torrados para ajudar nas reações químicas que criam os sabores. “O grão de cacau médio contém cerca de 50% de manteiga de cacau e 50% de fibra de cacau. A manteiga de cacau é a parte gordurosa do grão de cacau, enquanto a fibra de cacau é a parte escura do chocolate”, explicou o chocolatier Jason Vishnefske, proprietário e cofundador da fábrica de chocolate Santa Barbara Chocolate, na Califórnia.

“A fibra de cacau ajuda a dar ao chocolate normal sua cor e muito de seu sabor, enquanto a manteiga de cacau é responsável pela riqueza do produto.  A manteiga de cacau derrete na temperatura do corpo humano, levando à maravilhosa sensação de derretimento do chocolate”, continuou ele.

“A floração do chocolate acontece quando as moléculas dentro do doce começam a se mover. Existem dois tipos básicos de bloom, sugar bloom e fat bloom. O fat bloom acontece quando a manteiga de cacau migra para a superfície do chocolate devido ao calor, exposição à luz ou manuseio inadequado. O fat bloom aparece como um brilho branco ou manchas brancas manchadas”, explicou o chocolatier.

“Já o sugar bloom é provocado pelo armazenamento do chocolate em um ambiente úmido ou pela remoção dele frio da geladeira e exposição ao ar úmido, assim como uma garrafa de refrigerante que sai da geladeira acumula umidade. Ele é perceptível como uma superfície áspera e arenosa e uma aparência finamente salpicada”, continuou.

“A floração do chocolate é inofensiva, embora ele florido possa ter uma sensação na boca calcária ou arenosa. A boa notícia é que é muito fácil reviver o chocolate florido. A temperagem adequada realinhará a estrutura cristalina e restaurará o brilho, estalará e derreterá suavemente. Em vez de jogar fora o chocolate florido, você pode revivê-lo com uma rápida temperagem de micro-ondas ou usá-lo em seus produtos de panificação que não requerem a estrutura cristalina temperada do produto sólido. Além disso, o fondue é fabuloso e fácil”, concluiu Vishnefske.

 


Fonte: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/toblerone-nao-pode-ser-chamado-de-chocolate-suico-e-nem-mais-usar-o-iconico-rotulo/


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.