Público encontra cerca de 11 mil documentos do poeta! Acesse e encontre verdadeiras preciosidades.

 

Livros, manuscritos, correspondências e muitos outros documentos de Vinícius de Moraes, carinhosamente apelidado de Poetinha por Tom Jobim, estão ao alcance do grande público.

O compositor, diplomata, dramaturgo, jornalista, advogado e poeta é uma das figuras mais importantes da cultura brasileira.

Vinícius de Moraes (1913-1980) ganhou um acervo digital com cerca de 11 mil documentos que podem ser acessados por qualquer pessoa, de forma virtual e gratuita. O projeto foi idealizado por Julia Moraes, neta do poeta, em parceria com Marcus Moraes, sobrinho-neto de Vinícius.

Os documentos antes ficavam disponíveis apenas fisicamente no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, da Fundação Casa de Rui Barbosa. A família de Vinícius fez a doação do acervo da vida e obra desse grande artista para a instituição na década de 1980.

O acervo está dividido em três séries: Correspondências, Produção Intelectual e Documentos Diversos. O site tem ainda um mini documentário sobre Vinícius e uma série de seis podcasts baseados no livro “Caderno de Leituras Vinícius de Moraes” (2009), de Eucanãa Ferraz.

Segundo Julia Moraes, o acervo permite ao grande público entender os processos literários e criativos do avô. Em seus escritos é possível observar rasuras, rabiscos e anotações ao lado de grandes poemas e composições.

É possível encontrar preciosidades em todas as três séries do acervo. Na seção Correspondências, há cartas afetuosas para membros da família, além de amigos e parceiros musicais. Manuel Bandeira, Pablo Neruda, Tom Jobim, Carlos Lyra e Baden Powell são alguns dos que trocavam correspondências com o poeta.


Fonte: https://catracalivre.com.br/agenda/acervo-digital-vinicius-de-moraes-gratis/


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.