Muitos profissionais têm dificuldade de manter o foco e definir prioridades no trabalho por conta das conversas paralelas e do uso de smartphones. No entanto, a concentração pode ser desenvolvida com algumas mudanças na rotina.

 

Um bom exemplo é a prática de exercícios simples e leves, como o Yoga Corporativo. Armelle Champetier, diretora da Yogist no Brasil, startup francesa que desenvolveu um método exclusivo de yoga para empresas, separou três dicas de exercícios de respiração, do método Yogist, para serem realizadas na cadeira,  dispensando o uso de acessórios, que podem ser aliados da concentração.

 

Os exercícios também auxiliam no relaxamento, redução do estresse, ansiedade,  batimentos cardíacos e na coordenação motora. É importante lembrar que a prática recorrente é mais efetiva. Veja como fazer os exercícios:

 

1.    Escute sua Respiração

Como fazer?

Sentado, costas retas, coloque uma mão no peito e outra na barriga. Respirando pelo nariz, observe se você usa uma respiração toráxica (mão de cima) ou abdominal (mão de baixo). Para um maior relaxamento, procure uma respiração mais profunda pelo abdômen.

 

Quando fazer?

Quando você quer fazer um diagnóstico do seu nível de estresse, se conectar com a sua respiração e relaxar.

 

Por que fazer?

Relaxa, acalma o corpo e cabeça, melhora a concentração e reduz o ritmo cardíaco.

 

2.   Respiração “Yes”

Como fazer?

Sentado, de costas retas, feche os punhos na frente do peito, inspire rapidamente  e com força pelo nariz, esticado os braços e as mãos para cima. Expire pelo nariz, abaixando os braços e leve as mão de volta para frente do peito. Repita 10 vezes.

 

Quando fazer?

Antes de começar uma tarefa demorada, trabalhosa e/ou importante, quando precisa de energia e motivação.

 

Por que fazer?  

Ajuda a expulsar o estresse e a ansiedade. Equilibra as emoções, a cabeça e a respiração.

 

3.    Respiração Alternada

Como fazer?

Sentado, costas retas, longe do encosto da cadeira, dobre o dedo indicador e o dedo médio na palma da mão direita. Tapando a narina direita com o polegar, inspire pela narina esquerda. Solte o polegar e tampe a narina esquerda com o dedo anelar, e exale pela outra direita. Inspire novamente pela direita, e troque. Repita pelo menos 10 vezes, respirando profundamente.

 

Quando fazer?

Na hora de relaxar, de se concentrar ou para encontrar o sono.

 

Por que fazer?

Alivia o estresse e a ansiedade. Equilibra a emoções, a cabeça e a respiração.

 

Sobre a Yogist:

Fundada na França, em 2015, a Yogist tem o objetivo de levar o yoga às empresas, com foco na saúde e bem-estar das equipes, combatendo o estresse no trabalho e os distúrbios osteomusculares. A empresa desenvolveu um método exclusivo que pode ser praticado em qualquer ambiente, sem vestuário ou materiais específicos, sem movimentos difíceis ou identificação com símbolos esotéricos. A filial brasileira é a primeira fora da França.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Oliver Press.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.