O Yoga não diferencia a prática feminina da masculina. O desejo de Patanjali, o codificador da técnica, era ensinar seus filhos a viverem verdadeiramente uma vida que conduz à felicidade. Ainda, assim, as mulheres são a maioria entre os praticantes – isso porque geralmente não têm consciência dos benefícios para o próprio corpo.

 

A prática traz vários efeitos positivos para homens e mulheres, como: mais atenção a si mesmo, desenvolvimento espiritual, melhora da saúde física e mental. Mais flexibilidade, força, propriocepção (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo) e a coordenação motora.

 

Reforça os sistemas imunológico e cardíaco, regulariza a pressão arterial e aumenta a capacidade pulmonar. Ajuda a perder peso, regulariza a fome e a digestão. Diminui o estresse e oferece uma vida sexual plena. Traz mais positividade para a perspectiva de vida e uma sensação de bem-estar geral.

 

BENEFÍCIOS DO YOGA PARA MULHERES

 

No caso específico das mulheres, o Yoga promove o equilíbrio hormonal, o que ajuda no ciclo menstrual, aumenta a fertilidade e ameniza as dificuldades da menopausa.

 

Já praticar Yoga durante a gravidez, prepara o corpo para o parto e ajuda na recuperação pós-parto.

 

Não existe idade certa ou momento certo para se iniciar a prática, mas é sempre bom lembrar que Yoga é um estilo de vida e que não se resume a asanas, pranayamas e meditação.

 

Nos textos da tradição védica, a palavra Yoga é usada para definir o caminho que se trilha, o caminho do autoconhecimento e, ao mesmo tempo, o objetivo final dessa busca.

 

A palavra Yoga possui vários significados e tem sua origem no sânscrito, língua antiga da Índia e Nepal. A sua raiz é “yuj”, que significa “unir” ou “integrar”.

 

DICAS DE YOGA PARA MULHERES

 

Com a expansão da internet, pode-se fazer Yoga com professor on-line o que facilita a entrada das pessoas nesta prática. Ainda assim, compartilho aqui algumas dicas para quem quer iniciar ou engatar de vez na prática:

 

  • Pratique com professor certificado.
  • Avise ao professor que é sua primeira prática de Yoga e fale a ele as suas dúvidas.
  • Se estiver no período menstrual avise ao professor pois algumas modificações terão que ser feitas, algumas linhas possuem sequências específicas para esta fase.
  • Se você estiver em tratamento de saúde física ou mental avise ao instrutor.
  • Existem várias linhas de Yoga, é normal você experimentá-las até encontrar uma que fale ao seu coração.
  • Procure fazer a prática em silêncio e se tiver dúvidas pergunte.
  • Durante a aula ouça os comandos e ajustes e tente alcançá-los, não se compare com os outros, mas observe-se.
  • Uma ótima prática para você.

 

Namastê.

 

Rosine Mello (rosine.mello@gmail.com)

 

– Formada em Educação Física, é praticante de Hatha Yoga desde 1998. Atua como professora desde 2005, certificada pelo Simplesmente Yoga.

 

Fonte: Terra


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.